Acredito que pelo menos um de vocês irá identificar esses bloqueios,
bloqueios esses que ocorreram muito nessa minha caminhada e que hoje estou
passando o trator.
Quem me conheceu no início dessa caminhada no MMN, sabe que não era uma
pessoa tão sociável, conversava, mas era uma pessoa muito introspectiva. Sempre
fui de buscar conhecimento, mas nunca fui muito daquela de estar no palco e
passar com segurança tudo o que eu sabia, sabia que o que eu tinha em minhas
mãos era algo de qualidade, mas temia a negativa e simplesmente não oferecia,
enfim era e ainda sou uma pessoa bastante tímida, tanto que colegas, no meu
primeiro treinamento de produtos disseram: Quem eras tu?
Sim, bloqueio era o que não me faltava e como conversei com meu Mentor
Demetrio Reis: Hinode está sendo uma mudança de dentro para fora.
Quem fazia a frente nas vendas era Lorran, meu marido, eu sempre ficava
nos bastidores auxiliando para que servia cada produto, exatamente devido ao
meu bloqueio.
Isso começou a mudar devido a inúmeras dificuldades que passamos, eu
tinha que ter dinheiro rápido.
Lembro-me de um treinamento que eu havia ido, do atual Titan Evandro
Viana. Ele falando da simplicidade de como apresentar os produtos... Usando.
Hoje ainda uso a estratégia do Marketing Oculto, que consiste em você ser a
imagem do seu produto, de fato é bastante oneroso, mas é compensatório. Você
verifica esse sistema no filme “Amor por Contrato”.
Mas para isso eu teria que ter dinheiro e na época não tinha. Então pegava
o mostruário do hidratante Joli (sempre fomos de ter produtos para mostrar além
dos perfumes) e passava na frente das pessoas, as pessoas perguntavam, dava uma
desculpa qualquer dizendo que minhas mãos estavam ressecadas... eu me tremia quando
fazia isso. Mas ainda assim poucas vezes eu tinha essa coragem.
Porque eu titubeava tanto?
Primeiramente eu não enxergava o valor do produto, enxergava seu preço.
Como eu estava numa condição financeira terrível eu me questionava: Quem
absurdamente investiria esse valor para comprar um produto nosso!
Sabe quando isso mudou?
Quando eu ia fazer compras, ia no shopping ou qualquer coisa do tipo,
parava nas lojas das nossas concorrentes, literalmente pesquisando preço! Fiquei
abismada o quão os produtos que eu vendia era competitivo. Inclusive ainda hoje
pesquiso preços nessas lojas, ainda hoje verifico quem são os nossos
concorrentes diretos e faço o comparativo e para isso em que saber para que
serve cada produto que temos, por isso veio essa paixão em conhecer com mais
profundidade cada produto nosso.
Sim, acredite 90% dos consultores entraram neste negócio por
dificuldades em alguma coisa na sua vida e você não está sozinho nessa. Então é
muito normal ter esse entrave nas vendas, muitos têm.
Fui ficando mais segura, pois junto com o marketing oculto, onde as
pessoas me perguntavam qual perfume usava e quanto ao conhecimento de produtos
as coisas passaram a ocorrer de forma mais natural, eu não era uma vendedora, é
uma pessoa que usava um produto de qualidade e que coincidentemente vendia
esses mesmos produtos, simplesmente dizia: Por sinal, eu vendo, estou com o
catálogo, quer dar uma olhada?
Por isso a liderança de todas as equipes incentiva o consumo próprio,
pois sabem exatamente dessa dificuldade inicial.
Com o tempo, vamos sonhando algum prêmio que a empresa oferece, cada um
tem um sonho, existe o que sonha ter um carro... Mas acreditem, meus olhos
brilharam quando vi a viagem ao Caribe, aquela praia azul e nunca tive uma
chance de realmente tirar umas férias, foi isso que me despertou para fazer a minha
equipe, verifiquei o que precisava para chegar lá e é esse sonho que estou
correndo atrás.
Entenda, você tem que visualizar seu sonho de forma concreta, sem isso
você desiste fácil de tudo que você está fazendo, você tem que definir seu
objetivo para seguir caminhando.
Depois que perdi meu motivo, no início da minha jornada, demorei em me
reerguer, eu TINHA que ter outros motivos e voltei a estudar, dessa vez sobre o
negócio.
Eu não queria ser aquela cega, alienada, querendo apenas que pessoas
fizessem parte da minha equipe, buscava algo mais, não queria fazer o negócio
apenas derramando pessoas, queria conquista-las, queria ajuda-las, queria
auxilia-las e para isso eu tinha que entender porque o negócio que desenvolvia
era importante, ter confiança para passar confiança.
Eu tinha que estudar se era realmente válido e compensador, pois tinha
medo de prejudicar alguém.
Li, assisti grandes profissionais do ramo financeiro explicando sobre o
negócio e percebi que eu tinha que agir como dona de um negócio, eu tinha que
me comportar como empresa, ajudar quando podia, mas deixar claro o
profissionalismo e que tudo isso é um negócio.
Ter cartão de visita, ter panfleto, ter sempre uma revista em mãos,
saber como funciona todo o negócio e suas bonificações, entender e explicar que
aquilo é possível.
Eu tinha que ver O NEGÓCIO, eu tinha quer SER o negócio.
Disponibilizamo-nos, deixamos claro nossas intenções e o que podem
esperar de nós e é assim que tem que ser TRANSPARENTE.
É assim que tem que ser.
Com o tempo, de tanto você fazer todo dia, você percebe que muitos “nãos”
existem na sua carreira e muitos deles você sorri, pois às vezes você está tão
cansado, quando você realmente passa adotar com profissionalismo é natural
cansaço que você tem dia que reza pra dizerem não, pois você apenas está fazendo
no automático, por ter se acostumado a fazer, engraçado, não?
Quando isso tudo passa a fazer parte da sua vida, tudo fica muito
natural, as conversas ficam naturais e você vai descobrindo nessa caminhada que
pessoas como você e que também passaram pelas mesmas dificuldades e correram
exatamente ao socorro das vendas diretas, acredite, não são poucas. Pessoas que
você nunca imaginaria que fossem trabalhar com vendas.
Com o amadurecimento e fazendo o negócio, você percebe que hoje você não
está apenas construindo seu sonho, isso é MMN, você está construindo sonhos,
você está oferecendo sonhos e por isso muitos líderes, e eu acredito fielmente
nisso também, dizem: Eu hoje trabalho oferecendo oportunidades e ajudando
pessoas.
Você como profissional de MMN, em uma empresa séria como a HINODE, está
cometendo um erro em não mostrar essa oportunidade para as pessoas, às vezes
elas precisam apenas de uma LUZ NO FIM DO TÚNEL. Seja essa luz, acredite, é
MUITO gratificante.
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