TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

PERFUME

.
       Bem, prometi falar um pouco sobre nossos produtos e hoje irei começar com o produto que temos mais saída. Os perfumes.
 
       Na realidade apenas farei uma introdução desses produtos, pois ainda pretendo me aprofundar mais, tanto no conhecimento, como também na transmissão das informações, até porque estudo dos perfumes não é algo tão simples, quanto mais leio, mais sei que  nada sei.

       Quem imaginaria que num simples frasquinho de perfume você pode ter  as informações: Notas olfativas e suas estruturas, Família olfativas, concentração, além da Aromaterapia.

       Achei um blog que ensina muito explicadinho:
       http://www.gosteieagora.com/2012/09/10/entendendo-perfumes-notas-familias-olfativas/

       Estou usando esta fonte para explicar e acrescentei mais algumas informações, apesar de que a empresa hinode tem todo um curso sobre seus produtos, inclusive perfumes.  Download


       Primeiro, temos que entender como funcionam os perfumes. Os óleos essenciais, também chamados de essência ou absoluto, são extraídos da natureza ou fabricados sinteticamente (como os que imitam os de origem animal, hoje em dia). Após a extração (ou fabricação), os óleos essenciais são misturados à álcool e água. É assim que nasce um perfume!


     Já repararam que as fragrâncias mudam na nossa pele, à medida que o tempo passa? Isso acontece porque são compostas por três tipos de notas, exaladas e percebidas pelas nossas narinas em etapas diferentes.
As notas olfativas dos perfumes são classificadas de acordo com a ordem em que evaporam: as de saída (ou cabeça), as de coração (ou corpo) e as de fundo (ou base).
  • Notas de Saída (ou de cabeça):

Por serem as mais voláteis, são as primeiras sentidas, responsáveis pela impressão inicial do perfume. Leves e frescas, podem ser cítricas (ex: limão, mandarina e laranja) ou herbais (ex: alecrim, menta e erva doce). Duram poucos minutos na pele.
  • Notas de Coração (ou corpo):

Evaporam mais lentamente e dão personalidade ao perfume, sendo o corpo da fragrânciaSão exaladas quando o perfume começa a ser absorvido pela pele. Geralmente, fazem parte desse grupo flores (ex: rosa, jasmin, gerânio) e frutas não cítricas (ex: framboesa e pêssego).
  • Notas de Fundo (ou base):

Menos voláteis, fixam intensamente são as últimas a sumirem. Dão peso e calor ao perfume. Em geral, vêm de madeiras (ex: cedro e pinho)espeçarias (ex: gengibre, noz moscada)resinas (ex: incenso), alimentos (ex: café, caramelo)  eanimais (não mais – pois hoje em dia são reproduzidas sintéticamente – como âmbar e musk). Podem ou não seradocicadas (ex: baunilha e canela).
Bom… é essa combinação de ingredientes e suas diferentes etapas de evaporação que geram o aroma gostoso que chega ao nosso nariz. Pelo menos, já dá para entender o que significa dizer que um perfume tem nota de cabeça de chá branco, coração de flor de cerejeira e fundo de baunilha, né? Hehehe! Mas, para facilitar a descrição das fragrâncias, foram criadas as famílias olfativas.

FAMÍLIA OLFATIVAS

As famílias olfativas são caracterizadas pelas notas (ingredientes) dominantes no perfume. As principais são:

Cítricos

Fragrâncias leves e marcantes. Perfeitos para o dia-a-dia, os cítricos marcam presença com notas de laranja, limão, mandarim,  bergamota e algumas notas de madeira. A fragrância ideal para o clima predominantemente quente do Brasil. um dos mais populares da perfumaria. Com fragrâncias suaves e refrescantes, engloba tanto perfumes masculinos quanto femininos. Pela alta volatilidade de suas notas dominantes, são indicados para climas quentes e duram pouco na pele.
Estilo Esportista

Frescor, energia e disposição combinam com acordes cítricos: bergamota, limão, laranja e mandarina.


Frescos (Herbais, Verdes) 

Limpo e refrescante, o perfume fresco mistura notas cítricas com notas naturais, como relvas e folhas verdes. Extremamente refrescante, apresenta, geralmente, notas marinhas.

Estilo Calma

Revigorantes,  jovens e calmantes, remetem a folhas verdes e frescas (ervas cortadas, folhas amassadas, grama recém cortada)Podem apresentar notas marinhas, sálvia, alecrim, tomilho, lavanda e menta.

Frutais

Um verdadeiro coquetel natural, os perfumes com notas frutais são resultantes da mistura de pêssegos, morangos, e algumas notas cítricas. Mas, diferente dos cítricos, nessa família predominam as notas mais doces, mantendo sempre muita leveza e frescor.

Estilo Moderno 

Destaca-se o aroma de frutas adocicadas, como pêssego, maçã, lichia, cereja e frutas vermelhas em geral (morango, framboesa, amora e etc). Apesar do apelo feminino, também existem perfumes masculinos nessa categoria.

Florais

A mais popular família olfativa, resultante da mistura de ramos de jasmim, rosas, gardênias e outras flores. Podem ser apresentadas em suas formas puras ou com toques orientais ou especiados.

É a mais famosa e tradicional família olfativa, à base de flores como jasmim, lírio, rosas e gardênias, na qual são preparados verdadeiros bouquets (ou só uma flor prepondera). Mais de 50% das fragrâncias femininas caem no floral, incluindo as mais clássicas.

Estilo Romântico
Romance, delicadeza e feminilidade combinam com acordes florais: rosas, jasmim, lírio-do-vale e violeta.

Orientais (Adocicados) 

Notas mais aveludadas e quentes (frequentemente adocicadas) fazem parte dessa família, como âmbar e baunilha. Os perfumes orientais costumam ser fortes, sensuais e elegantes, mas também pesados. Como as notas de base são a chave da fragrância, têm ótima duração. São tipicamente femininos.

Estilo sensual

Sofisticados, chiques e elegantes. Os orientais primam pela exuberância de notas quentes e picantes, como baunilha, canela e orquídeas.

Amadeirados

Vocês sabem o que é um cheiro “amadeirado”, né? Caso não consigam visualizar mentalmente, lembrem de uma sauna seca ou de uma lareira. Em maioria masculinos, os perfumes amadeirados costumam ter fragrâncias mais secas (como pinho e sândalo).
Têm em sua composição algumas misturas de madeira que resultam em aromas mais secos e menos adocicados. Possui toques de canela, terra ou tabaco, normalmente com notas naturais mais picantes.

Estilo elegante

Elegância e discreta sedução combinam com acordes amadeirados: sândalo, cedro, patchuli (secos e vibrantes).

Aromáticos ( Fougère)

Uma definição dada pela perfumaria a perfumes que caem em cheio no gosto masculino, esta subfamília olfativa tem uma receita básica: acordes herbais que se destacam por seu aroma resinoso e seco, incluindo sempre musgo de carvalho, lavanda e muitas vezes, cumarina ou fava tonka. A ideia do fougère é lembrar florestas temperadas, aquele aroma verde, frio e viril relacionado com troncos de árvores, musgos, samambaias e ervas.

Família específica para a mistura de aromas cítricos com lavanda e especiarias (amadeiradas), em perfumes masculinos.

Resultantes de um coquetel de ingredientes, as fragrâncias aromáticas primam pela mistura de aromas cítricos, lavandas e muitas vezes especiarias orientais.

Estilo Ousado

Ousadia, exuberância combinam notas modernas como flores brancas e tangerina, com aromas rústicos como lavanda, madeira e verdes.

Amadeirado Especiado


Alguns perfumes, geralmente do tipo amadeirado ou oriental, possuem especiarias (temperos) em sua composição,como canela, cravo, noz moscada e pimenta.

Notas marcantes amadeiradas unidas a especiarias marcantes como canela ou pimenta.



Gourmand

Ainda dentro do grupo dos orientais, algumas fragrâncias utilizam elementos tão docinhos e apetitosos que remetem a uma verdadeira sobremesa (como marshmallow, praliné, chocolate, mel, amêndoas, caramelo, açúcar, café, crème brûlée).Gourmand é aquele tipo de perfume que dá vontade de comer!

Dão água na boca, são acordes que nos lembram balas, doces, bolos, formados por notas evoluídas do grupo oriental na década de 90.

Baunilha – Fava de um tipo de orquídea descoberta pelos índios da América Central, tem sido produzida sinteticamente e tem aroma intenso e doce.

Praliné – Nota sintética que reproduz vários doces.

Chocolate – As vezes amargo, independente da sua intensidade o seu aroma é sempre marcante, sedutor e viciante.

Couro

Algumas fragrâncias tentam reproduzir o cheiro do couro (fumaça, madeira queimada) por meio de notas amadeiradas hiper secas, utilizando matérias como cedro e tabaco.

Voltando à voga, esta família é provocante e fetichista por natureza. Não se usa praticamente couro de verdade, mas substâncias naturais e sintéticas que simulam perfeitamente os aromas de camurça, couro tratado ou cru. Bastante animálico e sensualizado ou apenas um fetiche de consumo, simulando o aroma de ricas bolsas de grife, o couro mexe com os sentidos e em conjunto com outras famílias olfativas povoa fragrâncias masculinas e femininas.


Ambarados


Aposto como você já ouviu falar muito de ambarados. Quando a nota animálica de fundo proeminente é uma substância similar ao ambergris, ou âmbar cinza, que proporciona uma sensação confortável, familiar com a pele humana aquecida, e ligeiramente balsâmica, estamos diante de um perfume com características ambaradas. O Ambergris natural é um subproduto animal, e raro atualmente e proibido praticamente no mundo todo, então existem outras opções sintéticas ou produzidas por plantas que simulam o mesmo odor sensual e caloroso.

Aquáticos

Perfume com cheiro de água? Sim… quase isso! Na verdade, eles representa a sensação que sentimos com a presença da água, seja na proximidade de fontes e cachoeiras, orvalho ou na brisa do mar (no caso, notas marinhas, com algas na composição).

Ozônios

Se existe perfume com cheiro de água, por que não com cheiro de ar? Como representar o mais puro “cheiro de nada”? As fragrâncias ozônicas são geladinhas, metálicas, incisivas e representam a limpidez cristalina no ar após uma trovoada, segundos antes da tempestade(Sabe, aquele aroma asséptico que fica no ar, um pouco antes da chuva começar? Ou a sensação de entrar em uma grande salão fechado, quando ele ainda está vazio, com a refrigeração ligada a toda potencia?).

Aldeídicos

Entre os perfumes, talvez os aldeídicos sejam atualmente os mais incompreendidos ou injustiçados. Porém, muitos dos perfumes mais populares e conceituados do mundo estão os aldeídicos – como Chanel n° 5. Trata-se de uma família que produz um aroma picante, ardido, penetrante logo nos minutos iniciais de evaporação. De longa duração, em conjunto com notas florais costuma “talcar”. Muitas pessoas reconhecem o odor “químico” evidente de um aldeídico. Como foi muito popular por varias décadas, deu espaço a perfumes mais vibrantes, mas está vivendo um período de revival.

Chypre

Também se trata de uma combinação específica. Os chipres conseguem reunir o frescor dos cítricos ao fundo quente do musgo e carvalho (amadeirado). São femininos e sofisticados.

Inspirado nas paisagens da ilha de Chipre, suas rochas musgosas e as flores e frutas mediterrâneas, François Coty criou o perfume Chypre em 1917, que se tornou tão copiado e reinventado que cunhou um conceito. Um perfume chypre é sempre árido, adstringente, com abertura de notas cítricas proeminentes que envolvem um coração floral, e seu fundo é agressivo e masculinizado, com musgo e labdanum (ou patchouli, vetiver, sândalo). Chypres mais modernos perderam o ligeiro ‘amargor’ característico. Criado para homenagear mulheres modernas e independentes, continua ousado ainda hoje.

Oriental Gourmand

Transmite calor e sedução com a presença de notas orientais como resinas e bálsamos. Conquistam pelo delicioso acorde das notas gourmand como chocolate, baunilha, caramelo e açúcar.

Doce e marcante
Notas levemente cítrica de bergamota e mandarina na saída, corpo frutal de cassis sobre um fundo encorpado de caramelo, patchouly e chocolate. Essa fragrância se revela quente e sensual, com o acorde doce devido ao caramelo e ao chocolate que dão caráter gourmand.

Essa fragrância foi inspirada no perfume Angel de Thierry Mugler, um perfume inovador, foi o primeiro a usar notas gourmand em sua composição na década de 90. Lançado em 1992.


Curiosidade: O caramelo é produzido a partir do açúcar, apresenta cor ambarada e sabor doce, é muito gustativo. Usado em doces como balas e sobremesas, sua explosão de sabor e cheiro faz com que seja inconfundível. Sua presença nas fragrâncias acrescenta vida e sedução.

Vocês irão observar que muitas famílias se subdividem:
 http://www.insumos.com.br/cosmeticoseperfumes/pdf/Olfativas.pdf

Concentração:

É a concentração de essência que vai definir a durabilidade:


A quantidade de essência diluída no álcool e na água influencia na intensidade e duração da fragrância. Quanto à concentração, os perfumes são classificados em:
  • Perfume:

Possui entre 20% e 40% de óleos essenciais em seu volume total, sendo a forma mais “pura” e concentrada de perfume. Propicia intensa fixação na pele. É raro no mercado e o preço geralmente é elevado. Na pele, dura 12 horas ou mais.
  • Eau de Parfum:

É o próprio “perfume”, diluído num volume maior de água (eau em francês), de 11% a 15%. Dura de 6 a 8 horas.
  • Eau de Toilette:

Mais suave, os índices de concentração da essência

 ficam entre entre 6% e 10%. O máximo de fixação alcançada é 6 horas.
  • Eau de Cologne (Colônia): 

É leve, com baixa concentração de óleos essenciais na mistura (de 3% a 5%). Mais recomendável para países quentes, como o Brasil. Dura, em média, 2 horas.
  • Splash:

Refrescante, tem menos de 1% de essência em seu volume. Dura menos de 2 horas.
Portanto, chamar qualquer “perfume” de perfume é generalizar, né? Hehehe!
Meu tipo de perfume preferido é o Oriental, mas prefiro quando associado a outra famílias olfativas mais suaves.Ninguém aguenta tanto doce em excesso, né? Já os florais extremamente florais mesmo costumam me dar dor de cabeça… hehehe! E não gosto dos cítricos, mesmo morando no Brasil, onde faz tanto calor… vai entender…
Então, opto por usar meus perfumes orientais à noite, colocando uma única borrifada em cada uma das áreas nas quais transpiramos menosnuca, pulsos, atrás das orelhas, nas dobras dos cotovelos e atrás dos joelhos. Aplicando perfume na parte posterior do corpo, onde não ficarei em contato com a fragrância o tempo inteiro, diminuo consideravelmente a chance de enjoar dela (e ter crises de rinite, tão indesejáveis).
Já durante o dia, opto por fragrâncias mais fresquinhas… até pode ter um pouquinho de cítrico, contanto que não seja o protagonista!



Os produtos da Hinode são considerados perfumes, por causa da sua concentração:





Para Adquirir qualquer dos nossos produtos: Aqui
Para se tornar um consultor:  Aqui

Fontes:
http://www.gosteieagora.com/2012/09/10/entendendo-perfumes-notas-familias-olfativas/
http://www.biomist.com.br/home.aspx/p/fragancias/4385/Ageless

Abraços
Doris de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário